
Todos os Caboclos são regidos por um Mistério
Maior que pertence ao Trono do Conhecimento (Regência do Orixá Oxóssi).
Mas cada Caboclo (ou Cabocla) vem na Irradiação de
um ou mais Orixás, pois eles próprios são “filhos”de determinado Orixá e
perante outros Orixás foram iniciados para trabalharem em Seus Mistérios
(exemplos: Caboclo Pena Branca: de Óxóssi e Oxalá; Caboclo Pena Dourada: de
Oxóssi e Oxum; Cabocla do Mar: de Yemanjá; Caboclo Sete Montanhas: de Oxalá e
Xangô).
Os Caboclos são espíritos muito esclarecidos e
caridosos, assim como os Pretos-Velhos. Tiveram encarnações como cientistas,
sábios, magos, professores etc. Alguns, em determinada encarnação, foram mesmo
nativos (chamados de indígenas, aqui no Brasil). Enfim, no decorrer de
encarnações, elevaram-se e vêm na Umbanda para auxiliar aos irmãos enfermos da
alma e do corpo. Muitos são escolhidos pela Espiritualidade para serem os
Guias-Chefes dos Terreiros ou então de seus médiuns.
Na linguagem comum, a palavra “caboclo” designa o
homem nativo, às vezes mestiço de branco com indígena. Mas na Umbanda o
significado é outro.
Os espíritos que se apresentam na Umbanda como
Caboclos assumem a forma plasmada de "índios" em homenagem aos povos
nativos do Brasil e de outras regiões do globo, que nutriam uma forte relação
de amor e de respeito à Natureza e muito contribuíram com seus
conhecimentos e valores morais e culturais para a formação da nossa Pátria. (V.
“Arquétipos da Umbanda”, Rubens Saraceni, Madras Editora, 2007, páginas 89/94.)
Nem todo Caboclo foi, necessariamente, um
indígena.
RUBENS SARACENI explica que, há séculos, houve um
momento em que os Regentes Planetários idealizaram uma estrutura de Trabalho
Espiritual que reuniria espíritos desencarnados originários das mais diferentes
religiões e culturas do planeta, arregimentados a partir de determinado grau
espiritual, ético, moral e de conhecimentos.
Formaram-se grupos por afinidades (de valores
culturais e morais, de especialidades etc.), porém todos voltados a um
único propósito: ajudarem-se mutuamente na tarefa de auxílio à evolução de
encarnados e desencarnados em geral. Com isto, também aceleravam as próprias
evoluções, pois estavam realizando algo inédito: até então, os desencarnados se
agrupavam no Astral conforme suas origens aqui na Terra, e ajudavam apenas aos
“da sua gente”. Agora, a Espiritualidade punha em prática um verdadeiro
Universalismo, reunindo num trabalho comum representantes de todas as religiões
e crenças antigas, muitas já desaparecidas da face do planeta. Com o tempo,
levas e levas de espíritos que desencarnavam puderam filiar-se
àqueles grupos.
Então, os Regentes Planetários
idealizaram uma religião que atuasse no plano Terra, por meio desses espíritos
de índole universalista. O local escolhido foi o Brasil, país que estava
destinado a receber povos de todas as origens e crenças (V. O livro “Brasil,
Coração do Mundo e Pátria do Evangelho”, psicografia de Chico Xavier). A
religião idealizada foi a Umbanda, que mais tarde o Senhor Caboclo das Sete
Encruzilhadas trouxe ao plano material, manifestado no médium Zélio Fernandino
de Moraes. Criaram-se as Linhas de Trabalho por especialidades de
atuação; sendo que as primeiras homenageavam os povos formadores da nossa
cultura: nativos (Caboclos) e africanos (Pretos-Velhos).
Portanto, os espíritos que atuam na Umbanda como
Caboclos têm origens culturais e religiosas diversas, e nem todos foram
indígenas (assim como nem todo Preto-Velho foi um Negro escravizado). O que
lhes dá “ a patente” de Caboclo é o seu grau de elevação perante as Leis do
Criador. São espíritos que habitam da 4ª Faixa Vibratória Positiva para cima e
que trazem no íntimo um profundo senso de Fraternidade e Irmandade para com
toda a Criação Divina.
Dentro da Linha de Caboclos há,
portanto, espíritos com diferentes graus de elevação. Fato que explica toda uma
hierarquia, onde encontramos: ●aqueles que deram nome às Falanges e que
NÃO incorporam (habitam na 7ª e 6ª Faixas de Luz, onde já não têm um corpo
plasmado, são apenas Luz); ●outros, vindos da 4ª e 5ª Esferas Positivas, e
de diferentes graus, que se integram nas Falanges (e Sub-falanges etc.) e se
manifestam entre nós; sendo TODOS eles mais adiantados e elevados que seus
médiuns. São espíritos evoluídos que OPTARAM por apresentar-se dentro do
Arquétipo do homem nativo, aquele que sempre viveu em contato direto com a
Natureza e que já trazia consigo um profundo senso de amor e respeito por todos
os seres e elementos à sua volta (terra, água, plantas, animais, pedras etc.) e
de harmonia com todas as forças e fenômenos naturais (sol, lua, chuva,
dia, noite, estações climáticas etc.).
A presença dos Caboclos nas Giras de
Umbanda nos leva a refletir sobre a importância do meio natural que nos acolheu
e nos ajuda a compreender que somos parte da Criação Divina e, por isso mesmo,
precisamos viver em harmonia com o Todo. Eles são um exemplo de forma de vida
simples, natural, livre de preconceitos e artifícios, de arrogância e de
vaidade. Sua atuação junto de nós é libertadora, própria daqueles que
evoluíram.
Caboclos e Pretos-Velhos manipulam ervas de todos
os Orixás porque têm essa autorização e conhecimento, conforme o grau elevado
que os distingue.
Existem Falanges de doutrinadores,
de guerreiros, de “feiticeiros” (isto é, que atuam mais fortemente na quebra de
magias negativas), de curadores, de justiceiros etc.
Os Caboclos
são profundos conhecedores das ervas
e dos seus princípios ativos. Suas “receitas” (banhos, defumações, oferendas etc.)
costumam produzir curas inesperadas. Conhecem como ninguém o Reino Vegetal e
podem nos ensinar o valor e a melhor utilização das ervas e dos alimentos
vindos da terra.
Também grandes conhecedores da
Magia, nos seus trabalhos costumam utilizar pembas, velas, essências, flores,
ervas, pedras, frutas, vinho, sumo de ervas, raízes, cipós e sementes, entre
outros elementos. Usam charutos e fumos à base de ervas para defumar o ambiente
e as pessoas presentes, recolhendo e neutralizando as cargas densas que os
envolvam.
Sua forte carga magnética nos
impulsiona a ir em frente, a enfrentar os obstáculos com coragem e
determinação. Porque Caboclo é o Arquétipo do guerreiro corajoso, valente,
simples, honrado, justo e harmonizado com as Forças da Mãe Natureza. Pela
simples presença entre nós, quando incorporados em seus médiuns, já nos imantam
com essas fortes energias e nos estimulam a conseguir nossos objetivos. São
“caçadores”, vão buscar e nos ensinam a buscar o melhor para a nossa
evolução.
Grandes doutrinadores e
disciplinadores, são muito atuantes na orientação de sessões de desenvolvimento
mediúnico, uma vez que os Guias Espirituais agem principalmente sobre o mental
do médium, que está relacionado ao Chakra Frontal, regido por Pai Oxóssi,
justamente o Regente do Mistério Caboclo.
Também atuam nas desobsessões, na
solução de problemas psíquicos e materiais, na quebra de demandas, entre outros
trabalhos espirituais de Umbanda, utilizando vários recursos magísticos nos
quais são iniciados. Não ostentam conhecimentos, colocam-nos em prática!
Seus assobios e brados
assemelham-se a mantras. Cada Caboclo emite um som, de acordo
com o trabalho que vai realizar, criando
condições que facilitem a incorporação e liberando bloqueios energéticos dos
médiuns e consulentes. Os assobios traduzem sons básicos das Forças da
Natureza, dão um impulso no campo magnético (corpo espiritual) do médium para
direcioná-lo corretamente, liberando-o de cargas negativas, larvas e miasmas
astrais. Nos consulentes, produzem igual efeito.
Os Caboclos incorporados também
costumam estalar os dedos, bater no peito e estender o braço na direção do
Altar. Tudo isto tem um significado magístico-religioso:
●Estalar dos dedos- Nossas mãos têm
vários terminais nervosos que se comunicam com os sete chakras principais e com
os chakras menores do nosso corpo. O estalar dos dedos se dá sobre o Monte de
Vênus (a parte gordinha da palma da mão) e reequilibra a rotação e a frequência
de todos os chakras, que voltam a funcionar plenamente. O equilíbrio
vibracional gera a consequente descarga de energias desequilibradas
(“negativas”). Ao estalar os dedos, o Caboclo provoca essas reações no campo
magnético do médium ou, conforme o caso, descarrega o campo do consulente. Ao
estalar os dedos da mão esquerda, ele absorve negatividades e faz uma limpeza
energética; e quando estala os da mão direita, ele irradia cargas altamente
positivas e reenergiza, acalma, cura etc.
●Bater no peito- Com isso, o Caboclo
ativa o chakra Cardíaco do médium e equilibra suas emoções, possibilitando uma
sintonia mais apurada com o medianeiro e a efetivação de um bom trabalho
espiritual.
●Estender os braços (ou um braço)
para o Altar- Com esse gesto, o Caboclo lança uma “flecha energética” que ativa
os Poderes e Forças assentados e firmados no Terreiro, conforme a necessidade
do trabalho espiritual a realizar.
Esses procedimentos criam um grande
centro de Forças que facilita o amparo aos consulentes, ao próprio Terreiro e a
toda a corrente mediúnica.
Alguns Caboclos, quando se despedem
do Terreiro, dizem que vão “para Aruanda”, ou “para a cidade da Jurema”. Outros
falam que vão “subir para o Humaitá”, e assim por diante. São referências às colônias
astrais que existem ligadas ao planeta Terra, onde eles habitam, conforme o
respectivo grau de evolução. E muitas vezes os Caboclos responsáveis por
Terreiros levam para essas colônias os dirigentes e demais integrantes da
corrente mediúnica (durante o desdobramento normal dos seus espíritos que
acontece durante o sono físico), a fim de participarem de trabalhos de auxílio
a encarnados e desencarnados, para estudarem e ou receberem. Um trabalho
espiritual de Umbanda não termina no Terreiro, ele prossegue no Astral. Por
isso, é importante que os médiuns sigam as orientações dos Guias Espirituais
sobre os preceitos para antes e depois das Giras (manter pensamentos e
sentimentos elevados e uma vida diária equilibrada, inclusive no campo sexual;
abster-se, ao menos por 24 horas antes e depois do trabalho espiritual,
do uso de bebida alcoólica, fumo e de qualquer substância nociva,
mantendo uma alimentação isenta de alimentos de origem animal, porque são de
difícil digestão; etc.).
Algumas pessoas perguntam o porquê de uma
Linha de Trabalho Espiritual “homenagear” os povos nativos, supondo que eles
seriam ignorantes e primitivos.
Para desfazer essa dúvida, vamos
aqui reproduzir trechos do livro “MUITO ANTES DE 1500”, deDOMINGOS MAGARINOS
(EPIÁGRA R.+.), que trata sobre as crenças e
cultos religiososdos povos nativos do
Brasil e da América, com base em pesquisas realizadas por vários especialistas
de renome.
O Autor aponta que os povos nativos
(“indígenas”) da América, na época do descobrimento, mantinham cultos muito
parecidos com os das culturas indiana, egípcia e grega. Eles já cultuavam a
Cruz, o Sol e O Menino Louro ou Menino Deus (seria o Menino Jesus dos
cristãos). Isso indicaria uma origem comum entre essas culturas e a dos povos
americanos.
Diz
ele: Paulo Schliemen é de opinião que as culturas grega, egípcia, indiana e
americana tiveram origem comum. Apolo, Osíris, Ormuzd, Indra, Tomatiuh e o
próprio Amon-Rá, o Deus-Sol, tão venerado no velho Egito, derivam (...) de
Rá-Ná, o Deus-Sol dos maias, porque a América foi o berço da helionose (culto
ao sol), conforme atestam as ruínas de Tiahuanaco. Cieza de Leon, Garcilasso de
La Vega e o próprio Clemente Rice argumentam que os símbolos solares,
insculpidos nos milenares monumentos monolíticos encontrados nessa região,
objetivam, plenamente, que toda a remotíssima civilização pré-incaica girou em
torno do Sol, fato que autoriza e justifica a versão quíchua da antiguidade e
da origem americana do culto solar.
Le
Plongeon demonstrou que Osíris, Ísis e Seth são vocábulos derivados do idioma
falado no México há mais de 11.500 anos antes da era Cristã.
Scott-Elliot,
depois de estudar a Atlântida e os atlantes, sob vários pontos de vista,
fala-nos da inédita cultura americana, dizendo: “Nada parece ter surpreendido
mais os aventureiros espanhóis, no México e no Peru, do que a semelhança
extraordinária das crenças religiosas, dos ritos, dos emblemas do velho mundo
com os que encontraram no novo. Os padres espanhóis viram nessa semelhança a
intervenção maléfica do diabo. O culto da Cruz entre os nativos e a presença
desse símbolo nos edifícios e solenidades religiosas foram para eles motivo de
assombro. De fato, em parte alguma do mundo, na Índia ou no Egito, a Cruz era
tida em maior veneração do que entre os povos primitivos do continente
americano. E o que é mais extraordinário é a semelhança das palavras que
significam DEUS nas principais línguas antigas do Ocidente e do Oriente.”
Com
efeito, DYAUS ou DYAUS-PIETER- DEUS, em sânscrito; THEUS ou ZEUS, em grego;
DEUS PATER ou JÚPITER, em latim; DIÁ ou TÁ, em celta; YAH ou THIÁ, em hebraico;
ZÉO, TÉO ou TÁO, no idioma dos atlantes e dos aborígenes da América
pré-colombiana, confirmam plenamente a afirmativa do notável autor da History
of Atlantis.
O mesmo quanto
às divindades solares, como RÁ-ANGA, entre os brasis pré-históricos; GUARACY,
entre os tupi-guaranis; UARASSÚ ou YARASSÚ (vocábulo tupi) entre os babilônios;
RÁ-MANÚ, entre os assírios; RÁ-NÁ, entre os maias; INDI RÁ, RÁ-MÁ,
RÁMA-TCHANDRA, RÁ-VI, entre os indianos; e ainda RÁ-MA, que originou o termo
Roma, entre os romanos (cognominados ramnes).
Mas
não é tudo: YUPITAN, que lembra Júpiter, é um vocábulo abanheenga, a fala do
homem primitivo, a língua que precedeu o nheengatú, a língua boa, a língua sagrada
dos tupis-guaranis. Esse vocábulo é composto por YÚ- que significa louro- e
PITAN, que significa infante ou criança e, portanto, mancebo ou menino louro,
designando o filho do Sol, como foi perpetuado em vários cultos aborígenes do
Brasil.
O
Menino Louro ou Deus Menino- Horus dos egípcios; Harpocrates dos gregos;
Dionysius dos romanos, Menino Jesus dos primitivos cristãos e, ainda hoje, dos
católicos romanos- é uma reminiscência milenar do esquecido YUPITAN da arcaica
teogonia amerígena.
Esse YUPITAN
ou YUPITÃ aparece, às vezes, sob a forma de YUBÁPITANGA. Chamam-no também
ARAPITÃ, isto é, filho de ARACY, a mãe da luz (de ara=luz e cy= mãe, raiz,
origem ou princípio).
Humboldt,
Prescott, Brasseur de Bourbourg, Le Plogeon e todos, em suma, que pesquisaram
realmente as ruínas arqueológicas do México, do Peru, da Bolívia, do Chile e
outros países da América, inclusive o Brasil, encontraram provas positivas de
que o batismo, a confissão, a quaresma e outras cerimônias consideradas
católicas constavam dos seus misteriosos rituais. HÚ, no Yucatan; INTI, em
Cuzco; como AUM, na Índia e no próprio Peru, simbolizavam o IMPRONUNCIADO, o
INOMINÁVEL {=Deus}.
QUETZALCOATL
foi a primeira manifestação cristônica para os povos da 5ª. Raça Raiz. A sua
identidade com Krishna, Zoroastro, Thôt, Orfeu e Jesus é incontestável. Foi a
primeira humanização do Cristo cósmico. O Kukul-Kan dos maias. O Yurupari dos
tupis-guaranis. (Fonte: OBRA CITADA, páginas 53/54, MADRAS EDITORA, 2005.)
Então, retomando:
Ainda que os Caboclos da Umbanda
fossem “apenas” espíritos de indígenas (e já foi visto que não é assim),
está aí demonstrado o grande valor cultural e religioso dos povos nativos que
esta Linha homenageia. Só isto bastaria para nos sentirmos abençoados pela
Misericórdia Divina, pela possibilidade de entrarmos em contato com esses
espíritos tão valorosos e simples.
Que possamos ter sempre a bênção dos
Paizinhos Caboclos e das Mãezinhas Caboclas em nossas vidas. Salve os Caboclos
da Umbanda!
Nomes simbólicos: Tupinambá;
Jurema; Sete Flechas; Pena Branca; Pena Verde; Pena Roxa; Pena Dourada; Pena
Vermelha; Pena Amarela; Pena Azul; Pena Marrom; Cobra Coral; Arranca Toco;
Iara; Jaci; Tupi; Araribóia; Toco; Jupiara; Caboclo do Sol; Caboclo da Lua;
Estrela; Giramundo; da Cachoeira; Sete Pedreiras; Sete Montanhas; Sete
Espadas; Flecha Branca; Folha
Branca; Sete Penas; Sete Folhas; Ventania; Rompe Mato; Urubatão; Ubirajara;
Aimoré etc.
Alguns nomes revelam os Orixás regentes
dessas Entidades e o seu campo específico de trabalho. Outros nomes são
ocultadores (V. “Tratado Geral de Umbanda”, Rubens Saraceni, Madras Editora).
Seguem alguns exemplos de nomes
reveladores:
I- Caboclos
que têm nome em tupi-guarani: Exemplos: Tupã, Tupi, Tupinambá, Aimoré,
Icaraí, Ubirajara, Urubatão, Urubatã, Jaci, Indaiá, Jacira.
Para saber
qual Orixá os rege e lhes dá um campo específico de atuação, precisamos
traduzir o nome.
Exemplos:
CABOCLO
ICARAÍ- Icaraí significa “água santa”. A água é um elemento de Yemanjá. O que
torna algo “santo” é a Presença de Deus (o Alto do Altíssimo); e o Orixá que
representa o mais Sagrado é Oxalá (porque rege o Sentido da Fé, base da
religião). Logo, é um Caboclo de Oxóssi, Yemanjá e Oxalá;
CABOCLO
TUPINAMBÁ- Tupinambá significa “filhos de Tupi” (ou de Tupã). Tupi é a Raiz, o
Pai. Por analogia, o Orixá Oxalá é “o Pai” (porque o Seu Fator Magnetizador é a
base da Criação). Logo, é um Caboclo de Oxóssi e Oxalá;
CABOCLO
URUBATÃO- Urubatão (ou Urubatã) significa “madeira dura”. Madeira vem de
árvore=Oxóssi; mas a madeira é a árvore que foi cortada e passou por uma
transformação= Obaluayê; e dura= dureza= força=Ogum. É um Caboclo de Oxóssi,
Obaluayê e Ogum;
CABOCLO
URUBATÃO DA GUIA-Valem as explicações anteriores. Acrescente-se que “guia” vem
de “estrela guia”, um símbolo de Oxalá. Logo, este Caboclo é de Oxóssi,
Obaluayê, Ogum e Oxalá;
CABOCLO
UBIRAJARA- Ubirajara significa “o atirador de lança”. A lança é de Ogum. Logo,
é de Oxóssi e Ogum.
CABOCLA
JACI- Jaci é “a deusa da lua”, que é associada às Divindades Ísis (egípcia) e Lakshmi
(hindu). Estas, por sua vez, são relacionadas a Oxum. Logo, seria uma Cabocla
de Oxóssi e Oxum. Mas a lua também pode ser associada a Oyá-Tempo, Yemanjá e
Nanã, de modo que pode ser uma Cabocla com essas regências.
CABOCLA
JACIRA- Jacira significa “inseto que produz mel”. Quem produz mel é a abelha,
que pertence ao reino de Oxóssi. Mas o mel também representa a doçura, que se
associa a Oxum. Logo, é uma Cabocla de Oxóssi e Oxum.
CABOCLO (A)
INDAIÁ- Indaiá, em tupi-guarani, é um tipo de palmeira. Sendo um elemento
vegetal, está ligado a Oxóssi. Seria um Caboclo (a) na Irradiação pura de
Oxóssi.
II-
Caboclo “Pena”: Todo Caboclo Pena traz uma qualidade voltada para
ensinar, doutrinar. A pena é de Oxóssi, Orixá do Conhecimento.
Nessa
Falange, temos: ●Caboclo Pena Branca- o branco é a cor de Oxalá; logo, é um
Caboclo voltado para ensinar a Fé (é de Oxóssi e Oxalá); ●Caboclo Pena Dourada-
o dourado é uma cor de Oxum; logo, vem para ensinar o Amor (é de Oxóssi e
Oxum); ●Caboclo Pena Verde- o verde é de Oxóssi; logo, vem para expandir o
Conhecimento; (atua na Irradiação pura de Oxóssi); ●Caboclo Pena Marrom- o
marrom é de Xangô; logo, vem para ensinar a Justiça (é de Oxóssi e Xangô);
●Caboclo Pena Vermelha- o vermelho é de Ogum; logo, vem para o ensino da Lei (é
de Oxóssi e Ogum); etc. A cor que aparece no nome do Caboclo indica a qual
Orixá está relacionado e em qual Sentido da Vida ele vai atuar,
especificamente.
No caso do
Caboclo Sete Penas, o “sete” indica que ele atua nos Sete Sentidos da Vida, ou
seja, na Irradiação de todos os Orixás, sendo um doutrinador de almas.
III-
Caboclo “Flecha”: Todo Caboclo Flecha traz duas qualidades
fundamentais: uma voltada para o Conhecimento (pois a flecha é de Oxóssi) e a
outra voltada para o Sentido da Direção (porque a flecha também aponta numa
direção, ela dá direção- Qualidade de Yansã). São Caboclos que atuam para dar
um direcionamento na busca do Conhecimento, na expansão do nosso aprendizado. E
a cor que aparecer no nome do Caboclo dará o campo específico da sua atuação.
Nessa
Falange, temos: ●Caboclo Flecha Branca= direcionador do Conhecimento no campo
de Oxalá= Fé; ●Caboclo Flecha Dourada= direcionador do Conhecimento no campo de
Oxum= Amor; etc.
Já o Caboclo
Sete Flechas é um direcionador do Conhecimento nos Sete Sentidos da Vida (Fé,
Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração). É um direcionador de
almas, de espíritos.
IV-
Caboclo “Folha”: Todo Caboclo Folha traz qualidades de Oxóssi, pois a
folha é de Oxóssi, o Senhor do Reino Vegetal. E a cor da folha indicará
qual outro Orixá os rege e o campo específico de suas atuações.
Nessa Falange,
temos: ●Caboclo Folha Branca (de Oxóssi e Oxalá); ●Caboclo Folha Dourada (de
Oxóssi e Oxum); ●Caboclo Folha Verde (Irradiação pura de Oxóssi); etc.
Quanto ao
Caboclo Sete Folhas, há uma particularidade: a folha serve para curar; e o
Orixá “dono de todas as folhas” e que cura pelas folhas é Ossaim. Como o
Caboclo Sete Folhas trabalha com todas as folhas (nas sete Irradiações), vemos
que traz qualidades de Ossaim. (Ossaim não é cultuado diretamente na Umbanda, e
sim dentro do campo de Oxóssi.)
V-
Caboclo “Pemba”: Todo Caboclo Pemba traz qualidades de Oxum (Trono
Mineral), pois a pemba é um mineral. São Caboclos de Oxóssi e Oxum. Oxóssi
traz o Conhecimento e aexpansão; Oxum é agregadora, atrai e reúne com
harmonia.
Como nos
exemplos anteriores, a cor que aparece no nome (Pemba Branca, Pemba Roxa etc.)
indica o campo específico da sua atuação. Já o Caboclo Sete Pembas atua nos
Sete Sentidos da Vida. (Fonte dos itens I/V: Anotações de aula do Curso Virtual
de Teologia de Umbanda ministrado por Alexandre Cumino, turma 11, Plataforma
EAD do Instituto Cultural Aruanda.)
VI-
Outros nomes:
●Os
elementos, pontos de forças, as cores, instrumentos (flecha, escudo etc.) e
condições climáticas que aparecem no nome do Caboclo dão uma indicação do Orixá
que o rege e do seu campo de atuação. Exemplos: Caboclo dos Rios (Oxum);
Caboclo Ventania (ventania= ar em movimento= Yansã); Caboclo do Fogo (Xangô);
Caboclo da Terra (Omolu); Caboclo do Mar (Yemanjá); Caboclo do Ouro (Oxum);
Caboclo do Lago (Nanã); etc.
●Há nomes
ligados a verbos ou ações. Exemplos: Caboclo Rompe-Mato: romper é um ato de
força= Ogum; mato= Oxóssi; logo, é de Oxóssi e Ogum; Caboclo Quebra Pedra:
quebrar= Ogum; pedra= mineral=Oxum; logo, é de Ogum e Oxum.
●Os nomes de
animais, em especial os de felinos (gato, jaguatirica, leopardo, leão, onça,
tigre, pantera, jaguar), em geral estão diretamente associados a Oxóssi, que é
o Senhor do Reino Vegetal (flora) e também da fauna (animais).
Mas alguns
têm outras particularidades. Exemplo: CABOCLO COBRA CORAL. A cobra é um animal
associado ao Orixá Oxumarê (a Serpente de Dan). E a cobra coral tem as cores
vermelha (de Ogum), preta (de Omolu), amarela (de Yansã) e branca (de Oxalá).
Logo, é um Caboclo que atua na Irradiação de Oxumarê, Ogum, Omolu, Yansã e
Oxalá. (Fonte: Rubens Saraceni, “Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada” e
“Tratado Geral de Umbanda”, ambos da Madras Editora.)
Dia da semana: 4ª
feira, que é associada ao Orixá Oxóssi porque tem a regência de Mercúrio, o
planeta da comunicação e do conhecimento.
Linha
de trabalho (campo de atuação): Conhecimento, comunicação, expansão do
ser pelo aprendizado; prosperidade em todos os setores; fartura; cura
espiritual e material.
Ponto
de Força: É a mata, onde
recebem oferendas.
Cor: Sua cor
preferencial é o verde. Na confecção das guias ou colares, alguns Terreiros
usam contas de cor verde transparente para as Caboclas e verde leitoso para os
Caboclos. Outros utilizam contas brancas e verdes, bem como sementes.
Elementos
de trabalho:
1- Ervas de
todos os Orixás
ADRIANO
CAMARGO relaciona as seguintes ervas: a) Quentes ou agressivas: guiné, picão
preto, espinheira santa, jurema preta (casca), comigo-ninguém-pode; b) Mornas
ou equilibradoras: abre caminho, alecrim (todos), alfavaca, anis, arnica do
mato, café folha, cipó caboclo, cipó cravo, cipó São João, louro, manjericão,
peregum verde, samambaia.
Banho/Amaci
de purificação ou de cura: guiné, arruda, jurema preta, quebra demanda, espadas
de São Jorge e de Santa Bárbara, arnica, samambaia.
Banho/Amaci
de apresentação, de Gira ou iniciação: alecrim, manjericão,
hortelã, capim cidreira, folhas de café, peregum verde, flores
variadas.
PORTAIS DE
CURA: círculo de raízes, flores, folhas frescas e secas, quartzo verde, mel,
velas verdes e velas brancas.
2- Pemba, penas, fitas, pedras,
arcos, flechas, lanças;
3- Sementes-
Exemplos: Olho de boi: Associado aos Orixás Oxóssi, Yansã e Oxalá. Proporciona
saúde, vigor físico, recuperação energética, cura de energias “doentes”.
Magnetiza a cura espiritual e material; Olho de cabra: Relacionado aos Orixás
Oxumarê, Ogum e Omolu. É um bloqueador de energias agressivas. Envolve e imanta
como capa protetora que fulmina tudo o que tenta ultrapassá-la e que não atenda
aos propósitos da sua consagração. (Fonte: ADRIANO CAMARGO.);
4- Cipós
(Fonte: ADRIANO CAMARGO). Exemplos: Cipó de caboclo (Orixá Oxóssi); Cipó cravo (Orixás
Oxóssi, Yansã e Xangô); Cipó São João (Orixás Oxóssi, Yansã, Xangô, Egunitá e
Omolu); Cipó angelicó ou mil homens (Orixá Xangô); Cipó suma (Orixás Oyá-Tempo
e Nanã); Cipó prata (Orixá Oyá-Tempo); Cipó cabeludo (Orixás Oxum e Omolu);
Cipó seda (Orixá Oxum); Cipó cruz (Orixá Obaluayê); Cipó azougue (Orixá Yansã).
5-
Fumo/Defumações: charuto, benjoim, mirra, ervas secas, flores secas.
Pedra: Quartzo verde; as Pedras verdes em geral
(Amazonita, Crisopázio, Jade, Esmeralda, Turmalina Verde, relacionadas ao Orixá
Oxóssi).
Cozinha ritualística:
1-
Milho verde e amendoim. Regar com mel, cobrir com coco ralado e enfeitar com
morangos e ou ervas frescas.
2-Abóbora
passada no azeite de oliva. A abóbora comum (amarela) pode ser cozida em
pedaços. A abóbora japonesa (esverdeada e arredondada) pode ser aferventada
inteira, retirando-se a tampa e removendo-se as sementes; passar as sementes no
azeite de oliva e colocar dentro da abóbora, salpicando orégano. Decorar com
ervas frescas, já lavadas.
3-Brotos
de abóbora passados em azeite de oliva e enfeitados com sementes de abóbora
ligeiramente torradas (secar um pouco no forno). Isto tem um efeito curativo
maravilhoso e também dá “forças” para os médiuns, revitalizando seus campos
energéticos.
4-Feijão
branco, feijão fradinho, grão de bico, fava vermelha, fava branca, ervilhas e
lentilhas. Usar pelo menos dois tipos de grãos. Aferventar ligeiramente cada
tipo de grão em separado e depois refogar todos juntos em azeite de oliva, sal,
alho, cebola e tomate picadinhos e decorados com cheiro verde e temperos
frescos a gosto.
5-Frutas
variadas; legumes, verduras e raízes variadas. Colocar tudo numa gamela de
madeira, fazendo um arranjo bonito e bem colorido. As verduras podem forrar a
gamela e ser colocadas ladeando as frutas e legumes (como uma “renda”).
7-Moranga
com frutas: Tirar uma tampa da moranga e limpá-la. Colocar a moranga sobre
folhas de taioba (ou de abóbora) e colocar dentro dela frutas variadas.
Cercar com 7 copos de sumo de ervas (ou vinho). Entre os copos, firmar 1
vela verde (ou bicolor branca/verde).
OBSERVAÇÃO:
Na Umbanda, é comum que as comidas cozidas sejam consagradas e depois ingeridas
pelos médiuns e a assistência, como forma de comunhão do “axé”. Já as
oferendas, propriamente, não passam por cozimento porque dos elementos naturais
os Guias vão extrair o prana (energia vital) e direcioná-lo para o fim
necessário (cura, limpeza energética etc.). Quando um alimento é cozido, boa
parte do prana é perdida; e para os efeitos magísticos pretendidos pelos Guias
isso não é aconselhável.
Bebidas: Cerveja branca; vinto tinto; mel; suco de
frutas; chá verde; vinho tinto doce; vinho rosado licoroso; vinho branco
de mesa; cerveja clara; sumo de ervas com água mineral e vinho, adoçado com
mel.
Frutas:
Variadas, tais como: abacate, amendoim, abóbora, maçã, pera, moranga, morangos,
grãos, trigo, carambola, milho verde, mamão, uva, laranja, banana.
Flores:
Todas, principalmente flores do campo; samambaia.
Velas: Verdes; ou bicolores branca/verde.
Oferenda ritual:
Toalha de tecido verde com barrado branco; pembas verde e branca; fitas e
linhas nas cores verde e branca; frutas; bebidas; moranga; milho. (Fonte: Mãe
Mônica Berezutchi, “JUS” de julho/2009.) Podemos acrescentar ervas frescas,
flores do campo e samambaias, cercando tudo com velas verdes e brancas (7 de
cada) ou então com 7 velas bicolores branca/verde.
Saudação:
Okê, Caboclo!
CABOCLO NA CULTURA
BRASILEIRA E NA UMBANDA- Por ALEXANDRE CUMINO
O
Caboclo das Sete Encruzilhadas, incorporado no seu médium Zélio Fernandino de
Moraes, foi a primeira entidade a se manifestar na Umbanda, fundando a
religião.
Neste
dia, foi observado que ele estava com vestes de sacerdote católico e plasmado
como tal. Quando questionando por um médium clarividente sobre esta condição, o
caboclo afirmou ter sido, em uma de suas encarnações, Frei Gabriel de Malagrida
e que na última encarnação havia tido a oportunidade de encarnar como um índio
brasileiro, e desta forma ele queria ser identificado.
Assim,
em sua primeira manifestação de Umbanda, a entidade se manifestou como caboclo
e ao mesmo tempo ficou claro que desta forma se apresentou por opção, e não por
falta de opção. Identificou-se como um espírito muito esclarecido e que
facilmente seria reconhecido como autoridade no mundo material, mas preferiu a
identificação humilde e despersonalizada de “caboclo brasileiro”. Surge então o
questionamento do que realmente quer dizer a palavra Caboclo em nossa cultura
e, de forma mais específica, na Umbanda.
O
dicionário Aurélio, nos diz que Caboclo é o: 1. Mestiço de branco com índio;
cariboca, curiboca. 2. Antiga designação do indígena. 3. Caboclo de cor
acobreada e cabelos lisos; caburé. 4. Sertanejo.
Um dos
maiores pesquisadores, se não o maior, de nossa cultura, folclore e suas
influências, Luiz da Câmara Cascudo, em seu Dicionário do Folclore Brasileiro,
onde aparece o verbete Caboco (assim mesmo sem o “l”de caboclo), descreve:
O
indígena, o nativo, o natural; mestiço de branco com Índia; mulato acobreado,
com cabelo corrido. Morais fazia provir de cobre, cor de cobre, avermelhado.
Diz-se comumente do habitante dos sertões, caboclo do interior, terra de
caboclos, desconfiado com caboclos. Foi vocábulo injurioso e El-Rei Dom José de
Portugal, pelo alvará de 4 de abril de 1755, mandava expulsar das vilas os que
chamassem os filhos das indígenas de caboclos: “Proíbo que os ditos meus
vassalos casados com as índias ou seus descendentes sejam tratados com o nome
de cabouçolos, ou outro semelhante que possa ser injurioso.” Macedo Soares
registra a sinomínia tradicional do caboclo: caburé, cabo-verde, cabra, cafuz,
curiboca, cariboca, mameluco, tapuia, matuto, restingueiro, caipira. Da antiga
denominação de cabocloaos mestiços avermelhados ainda há a imagem da cor
maribondo caboclo, boi caboclo, formiga cabocla, pomba cabocla, todas com
tonalidades vermelhas ou tijolo. Era até fins do séc. XVIII, o sinônimo oficial
de indígena.
Hoje
indica o mestiço e mesmo o popular, um caboclo da terra. Discute-se ainda a
origem do vocábulo, indígena ou africano. Folclore: Gustavo Barroso (Ao som da
Viola, Rio de Janeiro, 1921) fixou o “Ciclo dos Caboclos” (403-419) com
documentário poético e anedotal. O caboclo no folclore brasileiro é o tipo
imbecil, crédulo, perdendo todas as apostas e sendo incapaz de uma resposta
feliz ou de um ato louvável. Gustavo Barroso lembra que essa literatura
humilhante é toda de origem branca, destinada a justificar a subalternidade do
caboclo e o tratamento humilhante que lhe davam. Os episódios vem, em boa
percentagem de fontes clássicas, com a mera substituição da vitima escolhida.
O caboclo é
o Manuel tolo, o Juan tonto europeu, aclimatado no continente americano com o
nome de João bobo, uma espécie de sábio de Gothan. Há muitas histórias em
louvor do caboclo, sua inteligência, registradas no citado livro, assim como no
de José Carvalho (um matuto cearense e o caboclo do Pará, 9-15, Belém, 1930).
Namoro de caboclo é aquele em que a namorada ignora quem é seu apaixonado. Num
outro episódio entre o caboclo, o padre e o estudante, repete-se o motivo do
melhor sonho (Mt-1626, de Aarne-Thompson). Quem tiver o mais bonito sonho
comerá o queijo. Pela manhã o padre descreveu a ascensão para o Céu; o
estudante sonhara com o próprio paraíso.
O
caboclo informou que, vendo um dentro do Céu e outro já perto, comera o queijo,
porque ambos não mais precisariam. E tinha comido mesmo (Gustavo Barroso,
413-414). É a fábula XVII do Displina Cléricalis, de Padre Afonso (1062-1110),
entre dois burgueses e um camponês, a caminho de Meca. Um dos divulgadores da
novelística italiana foi Geraldo Sintio (um romano, numero 3 do Ecatommt), que
a diz sucedida em Roma, no ano de 1527, com um filósofo, um astrólogo e um
soldado. O tema está em quase todos os idiomas, formas e literaturas, dispensando
bibliografia ilustradora. O caboclo aceitou, com a sujeição física, essa
popularidade pejorativa para oficializar a inferioridade de seu estado (Luiz da
Câmara Cascudo, 30 Estória Brasileiras, “O Preço do Sonho”), 30-32, Porto,
1955. Devíamos escrever “Caboco”, como todos pronunciam no Brasil, e não
“Caboclo”, convencional e meramente letrado. Caboco vem de Caá, Mato, Monte,
Selva; e Boc, Retirado, Saído, Provindo, Oriundo do Mato, exata e fiel imagem
da impressão popular, valendo o nativo, o indígena, caboco bravo, o roceiro, o
matuto bruto, chaboqueiro, bronco, creduo, mas, vez por outra, astuto, finório,
disfarçado, zombeteiro. Cabôco, e a pronuncia nacional, mesmo para os letrados
que escrevem “caboclo”, Caá-Boc, tirado ou procedente do mato, registra Mestre
Thedóro Sampaio.
Depois
de toda esta explicação de Câmara Cascudo, fica claro o que quer dizer a figura
do caboclo em nossa cultura. Com a dizimação do índio em nosso convívio, o
tempo vai dissociando sua imagem da palavra, e cada vez mais o vocábulo caboclo
vai se tornando na figura de linguagem um homem simples.
Os
espíritos que militam na Umbanda se dividem em falanges ou povos, sejam de
caboclos ou de pretos velhos, baianos, boiadeiros, marinheiros, crianças,
ciganos, exu e pomba-gira.
Vemos uma
identificação despersonalizada de ego que caracteriza aqueles que estão acima
da identidade individual, ou seja, as entidades na maioria das vezes não usam
seus nomes de batismo, estando aquém de qualquer identificação, transcenderam a
individualidade. São muitos espíritos que usam o mesmo nome como: Pena Branca,
Pena Verde, Pena Roxa, Pena Vermelha, Pena Dourada, Flecha Branca, Folha
Branca, Sete Flechas, Sete Penas, Sete Folhas, Sete Montanhas, Ventania, Rompe
Mato, Urubatão, Ubirajara, Aimoré, Tupinambá, e outros.
Chegamos
até a encontrar num mesmo terreiro dois ou mais caboclos que usam o mesmo nome,
pois não é seu nome como indivíduo, e sim, um nome que identifica seu trabalho
e a força que o rege.
Por
exemplo, Pena Branca é de Oxóssi e Oxalá; Pena Dourada é de Oxóssi e Oxum; Sete
Montanhas é de Xangô; Ubirajara é de Oxóssi e Ogum, etc.
Caboclo
é um Mistério na Umbanda, uma linha de trabalho, uma falange, um grau, o
identificador de entidades que trabalham nesta vibração que está ligada ao
Orixá Oxossi, o Orixá das Matas. Existem caboclos de todos os Orixás e todos
têm algo em comum que os identifica como tal, presente em sua forma de
apresentação.
Nossa
essência, nosso espírito, não tem cor, nem raça. Muitos podem entender o que
isto quer dizer, mas viver assim só é possível para aqueles que já se
desapegaram da matéria e de sua individualidade, não vivem ou trabalham apenas
para si e sim para o todo.
Assim
são os Caboclos. Poderíamos escrever páginas e páginas falando sobre o Caboclo
na Umbanda, mas talvez o mais importante é que eles não sejam subestimados,
pois apenas uma coisa é certeza: embora não pareça, todos eles são muito mais
que caboclos. Fato que apenas não é visível ao leigo, pois como caboclos, foi
apenas a forma que eles escolheram para se manifestar.
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