A Linha do
Oriente é parte da herança da Umbanda brasileira. Ela é composta por inúmeras
entidades, classificadas em sete falanges e majoritariamente de origem oriental.
Apesar disso, muitos espíritos desta Linha podem apresentar-se como
caboclos ou pretos velhos.
O
Caboclo Timbirí (caboclo japonęs) e Pai Jacó (Jacob do Oriente, um preto
velho bastante versado na Cabala Hebraica), săo os casos mais conhecidos.
Hoje em dia, ganha força o culto do Caboclo Pena de Pavăo, entidade que
trabalha com as forças espirituais divinas de origem indiana.
Mas
nem todos os espíritos săo orientais no sentido comum da palavra. Esta Linha
procurou abrigar as mais diversas entidades, que a princípio năo se
encaixavam na matriz formadora do brasileiro (índio, portuguęs e africano).
A
Linha do Oriente foi muito popular de 1950 a 1960, quando as tradiçőes budistas
e hindus se firmaram entre o povo brasileiro. Os imigrantes chineses e
japoneses, sobretudo, passaram a freqüentar a Umbanda e trouxeram seus ancestrais
e costumes mágicos.
Antes destas
datas, também era comum nesta Linha a presença dos queridos espíritos
ciganos, que possuem origem oriental. Mas tamanha foi a simpatia do povo
umbandista por estas entidades, que os espíritos criaram uma “Linha”
independente de trabalho, com sua própria hierarquia, magia e ensinamentos.
Hoje a influęncia do Povo Cigano cresce cada vez mais dentro da Umbanda.
Existem
muitas maneiras de classificar esta Linha e este pequeno artigo, năo pretende
colocar uma ordem na maneira dos umbandistas estudarem esta vertente de
trabalho espiritual. Deixo a palavra final para os mais velhos e sábios,
desta belíssima e diversificada religiăo. Coloco aqui algumas instruçőes que
colhi com adeptos e médiuns afinados com a Linha do Oriente.
Namaste e
Salve o Oriente!
CARACTERÍSTICAS
DA LINHA DO ORIENTE:
•
Lugares preferidos para oferendas: As entidades gostam de colinas
descampadas, praias desertas, jardins reservados (mas também recebem
oferendas nas matas e santuários ou congás domésticos).
•
Cores das velas: Rosa, amarela, azul clara, alaranjada ou branca.
•
Bebidas: Suco de morango, suco de abacaxi, água com mel, cerveja e vinho doce
branco ou tinto.
•
Tabaco: Fumo para cachimbo ou charuto.Também utilizam cigarro de cravo.
• Ervas e
Flores: Alfazema, todas as flores que sejam brancas, palmas amarelas, monsenhor
branco, monsenhor amarelo.
•
Essęncias: Alfazema, olíbano, benjoim, mirra, sândalo e tâmara.
•
Pedras: Citrino, quartzo rutilado, topázio imperial (citrino tornado amarelo
por aquecimento) e topázio.
• Dia
da semana recomendado para o culto e oferendas semanais: Quinta-feira.
• Lua
recomendada (para oferenda mensal): Segundo dia do quarto minguante ou
primeiro dia da Lua Cheia.
•
Guias ou colares: Colar com cento e oito contas (108), sendo 54 brancas e 54
amarelas. Enfiar seqüencialmente uma branca e uma amarela. Fechar com firma
branca. As entidades indianas também utilizam o rosário de sândalo ou
tulasi de 108 contas (japa mala). Algumas criam suas próprias guias, segundo
o mistério que trabalham.
CLASSIFICAÇĂO
DA LINHA DO ORIENTE
Suas
Falanges, Espíritos e Chefes:
01 -
Falange dos Indianos:
Espíritos de
antigos sacerdotes, mestres, yogues e etc. Um de seus mais conhecidos integrantes
é Ramatis. Está sob a chefia de Pai Zartu.
02 -
Falange dos Árabes e Turcos:
Espíritos de
mouros, guerreiros nômades do deserto (tuaregs), sábios marroquinos, etc... A
maioria é muçulmana. Uma Legiăo está composta de rabinos, cabalistas e mestres
judeus que ensinam dentro da Umbanda a misteriosa Cabala. Está sob a chefia de
Pai Jimbaruę.
03 -
Falange dos Chineses, Mongóis
e outros
Povos do Oriente:
Espíritos de
chineses, tibetanos, japoneses, mongóis, etc. Curiosamente, uma Legiăo está
integrada por espíritos de origem esquimó, que trabalham muito bem no
desmanche de demandas e feitiços de magia negra. Sob a chefia de Pai Ory do
Oriente.
04 -
Falange dos Egípcios:
Espíritos de
antigos sacerdotes, sacerdotisas e magos de origem egípcia antiga. Sob a
chefia de Pai Inhoaraí.
O5 -
Falange dos Maias, Toltecas,
Astecas e
Incas:
Espíritos de
xamăs, chefes e guerreiros destes povos. Sob a chefia de Pai Itaraiaci.
06 -
Falange dos Europeus:
Năo săo
propriamente do Oriente, mas integram esta Linha que é bastante sincrética.
Espíritos de sábios, magos, mestres e velhos guerreiros de origem
européia: romanos, gauleses, ingleses, escandinavos, etc. Sob a chefia do
Imperador Marcus I.
07 -
Falange dos Médicos e Sábios:
Os espíritos
desta Falange săo especializados na arte da cura, que é integrada por médicos
e terapeutas de diversas origens. Sob a chefia de Pai José de Arimatéia.
Mentores
de Cura
Quem
São os Mentores de Cura
Os
mentores de cura trabalham em diversas religiões, inclusive na Umbanda.
São muito
discretos em sua forma de se apresentar e trabalhar, e estas formas mudam de
acordo com a religião ou local em que irão atuar.
São
espíritos de grande conhecimento, seriedade e elevação espiritual. São
extremamente práticos, não aceitando conversas banais ou ficar se estendendo a
assuntos que vão além de sua competência ou nos quais não podem interferir,
pois não são guias de consulta no sentido ao qual estamos habituados na
Umbanda.
Para se ter
uma ideia melhor, sua consulta seria o pólo oposto à consulta com um Preto
Velho. Normalmente os pretos velhos dão consultas longas, cheias de
ensinamentos de histórias, apelando bem para o lado emocional.
Já os
Mentores de Cura, se dirigem ao raciocínio, buscam fazer o encarnado
compreender bem as causas de suas enfermidades e a necessidade de mudança
nessas causas, bem como a necessidade de seguirem à risca os tratamentos
indicados. Quando precisam passar algum ensinamento o fazem em frases curtas e
cheias de significado, daquelas que dão margem à longas meditações.
São
espíritos que quando encarnados foram: Médicos, Enfermeiros, Boticários,
Orientais (que exercem sua própria medicina desde bem antes das civilizações
ocidentais), Religiosos (monges, freis, padres, freiras, etc.), ou exerceram
qualquer outra atividade ligada a cura das enfermidades dos seres humanos, seja
por métodos físicos, científicos ou espirituais.
Métodos
de Trabalho
Cada guia
tem sua forma de restituir a saúde aos encarnados, normalmente se utilizam de
meios dos quais já se utilizavam quando encarnados, mas de forma muito mais
eficiente, pois após chegarem ao plano espiritual puderam aprimorar tais
conhecimentos. Além disso esses espíritos aprenderam a desenvolver a visão
espiritual, através da qual podem fazer uma melhor anamnese (diagnóstico) dos
males do corpo e da alma.
Aliados
aos seus próprios métodos individuais eles se utilizam de tratamentos feitos
pelas equipes espirituais ou ministrados pelos encarnados com auxílio do plano
espiritual.
Alguns
deles são:
1.
Cirurgia Espiritual
É realizada
pelo mentor de cura incorporado ao médium. E envolve a manipulação do corpo
físico através das mãos do médium, podendo ou não haver a utilização de meios
cirúrgicos elementares (cortes, punções, raspagens, etc…). O maior
representante deste método de trabalho no Brasil é o espírito do Dr. Fritz, mas
este método é utilizado em diversas culturas e religiões.
2.
Cirurgia Perispiritual
É realizada
diretamente no perispírito do paciente, com ou sem a colaboração de um médium
presente, costuma ser realizada por uma equipe espiritual designada
especificamente para cada caso e ser feita em dia e horário pré determinados.
3.
Visita Espiritual
É realizada
por uma equipe espiritual, que visita o paciente no local onde ele estiver
repousando, também com um dia e hora predeterminados. Na visita, darão passes,
farão orações, etc…
4.
Cromoterapia
É indicada
pelos mentores de cura e aplicada por médiuns que conheçam o método de
aplicação. Atua no corpo físico e no duplo etérico. Muito utilizado para males
de origem emocional.
5.
Fluidoterapia
É indicada
pelos mentores de cura e aplicada por médiuns que conheçam o método de
aplicação. Atua no corpo físico e no perispírito.
6.
Reiki
É indicada
pelos mentores de cura e aplicada por médiuns que conheçam o método de
aplicação. Atua no corpo físico e no duplo etérico. Muito utilizada para males
de origem emocional ou psíquica e para realinhamento de chacras.
7.
Homeopatia
Indicada e
receitada pelos mentores espirituais. As fórmulas são feitas normalmente por
laboratório de manipulação homeopáticos. E devem ser tomados de acordo com o
determinado.
8.
Outros
Fora estes
tratamentos, também podem ser utilizados, florais de Bach, cristaloterapia,
chás, aromaterapia, acumpuntura, do-in, etc…
Em alguns
casos os guias também indicam dietas, alimentos a serem evitados ou ingeridos
para melhoria da saúde geral.
OBS:
Para o momento da visita espiritual e cirurgia espiritual: O paciente deverá
vestir-se e deitar-se com roupas claras (de preferência branca); ficar num
ambiente calmo, com pouca luz e colocar ao lado um copo d’água para ser bebida
após o tratamento.
Após a
visita e a cirurgia, o paciente deverá manter-se em abstenção por mais 6 horas,
para que a energia doada seja melhor absorvida.
Como
interagem com os médiuns
*
Incorporação
É muito
sutil e dificilmente inconsciente a incorporação dos mentores de cura. Muitas
vezes atuam apenas na fala e só assumem o controle motor quando necessário.
*
Intuição
Alguns
mentores trabalham com seus médiuns apenas pela via intuitiva, indicando as
providências a tomar e tratamentos. Neste caso, é necessário um grande
equilíbrio e desenvolvimento do médium, para que o mesmo não atrapalhe nas
indicações dadas pelo mentor.
*
Psicografia (Receitistas)
Funciona da
mesma forma que a psicografia comum, mas os espíritos comunicantes costumam
psicografar receitas de tratamentos.
Equipes
Espirituais
Cirúrgicas
São
formadas da mesma forma que as equipes cirúrgicas do plano material, compostas
de cirurgião, assistente, anestesista, instrumentista, enfermeiros, etc… Apnas
diferem no que se refere aos instrumentos e tecnologia utilizados. Incluindo
também a aplicação de passes e energias associados a intervenção cirúrgica.
De
Oração
Formadas
normalmente por espíritos religiosos, acostumados às preces quando encarnados.
Estas equipes se reúnem junto ao paciente em uma corrente de orações com
finalidade de equilibrar o mental e emocional do paciente e também de buscar
energias dos planos superiores. Como efeito adicional, a prece tende a elevar a
energia geral do ambiente onde está o paciente, assim como dos encarnados que
estam atuando junto ao mesmo.
De Proteção
Quando o mal
físico está associado a interferência de espíritos inferiores, essas equipes
fazem a proteção do paciente, enquanto o mesmo é tratado nas cirurgias ou
visitas, ou enquanto está seguindo as recomendações indicadas pelos mentores de
cura.
De
Passes (passe espiritual)
Seu
trabalho é realizado em sua maior parte durante as sessões de cura e durante as
visitas espirituais. Dando passes no paciente, nos assistentes e nos médiuns;
antes, durante e após a sessão.
De
Apoio
Estas
equipes atuam levantando o histórico do paciente diretamente no seu campo
mental, preparando-o através da intuição para a consulta, estimulando-o através
do pensamento a reeducar hábitos nocivos, a mudar as situações que estejam
prejudicando a própria saúde, inspirando-os força de vontade para continuar os
tratamentos e seguir as recomendações e dietas.
O que
curam e o que náo curam
Males
Físicos
A maior
parte dos males físicos de que os encarnados sofrem, são causados pelos maus
hábitos, vícios e má alimentação. Os mentores nestes casos se utilizam das
diversas terapias para a cura mas principalmente esclarecem ao encarnado quanto
a órigem de tais males, sugerindo dietas, o abandono ou diminuição dos vícios e
mudança de hábitos. Nestes casos a cura definitiva só pode ser obtida com a
plena conscientização do paciente e com a sua força de vontate e compromisso na
obtenção do equilíbrio orgânico.
Males
Mentais
Parte dos
males mentais (depressão, angústia, apatia) são causados por obsessores, mas a
maior parte deles tem por origem a própria atitude mental do paciente.
Pensamentos negativos atraem energias negativas, que quando se tornam
constantes e intensas podem se materializar no corpo físico na forma de
doenças. Males como: úlceras, enchaquecas, hipertensão, problemas cardíacos, e
até mesmo algumas formas de câncer podem ser provocados pela mente do pacinte,
quando esta se encontra tomada por pensamentos negativos.
Também neste
caso os mentores além de indicarem os tratamentos apropriados, esclarecem ao
paciente quanto a necessidade de mudar a atmosfera mental, com objetivo de não
ficar atraindo continuamente energias desequilibrantes, costumam também sugerir
passeios por locais da natureza e o hábito da prece como forma de atrair
energias novas e regeneradoras.
Males
Kármicos
Os males
kármicos se caracterizam por doenças incuráveis (fatais ou não) tanto pela
medicina alternativa, quanto por terapias alternativas ou por meios
espirituais. Nestes casos o tratamento visa o alívio do paciente ou ampará-lo
emocionalmente para que sua atitude mental não tome o rumo da revolta ou do
desespero.
As doenças
karmicas são males que escolhemos antes de encarnar como forma de resgatarmos
erros passados. Típicos males kármicos são: Cegueira de nascença, mudez,
Idiotia, Eplepsia, Sindrome de Down, Más-Formações do corpo físico, etc. Na
maior parte são males de nascença, embora algumas doenças possam ter sido
“programadas” para surgir em determinada época da encarnação.
Nestes casos
os mentores não podem (e nem deveriam) curar o corpo, pois através do
padecimento deste é que o espírito está resgatando suas faltas e aprendendo
valiosas lições para sua evolução e crescimento.
Males
Espirituais
São aqueles
causados pela atuação dos espíritos (obsessores, vampirizadores, etc.) e que se
refletem no corpo físico. Nestes casos os mentores cuidam do corpo físico
enquanto o paciente é tratado também em sessões de desobsessão, descarrego, etc.
Ou seja os
mentores com as terapias à seu alcance minimizam e atenuam os males causados ao
corpo físico enquanto o paciente é tratado na origem espiritual do mal de que
sofre.
Quando o
paciente se vê livre da presença espiritual nociva, os mentores costumam ainda
continuar com os tratamentos visando reparar os males que já haviam sido
causados ao organismo, até que ele retorne ao seu equilíbrio.
A
Sessão de Cura (O visível e o Invisível)
Os
Pacientes
O paciente
deverá abster-se de bebidas alcoólicas, café, cigarro, carnes de origem animal
e sexo, 24 horas antes da consulta, da visita e da cirurgia espiritual.
A
Preparação
Muito tempo
antes dos portões da casa espiritual se abrirem ou dos médiuns chegarem, o
ambiente destinado aos tratamentos já está sendo limpo e preparado.
Os
procedimentos começam com o isolamento da casa que é cercada por equipes de
vigilantes espirituais (os exus), que impedem a entrada de espíritos
perturbadores e fazem a limpeza fluídica dos encarnados que chegam. Caso seja
nessessário, podem provocar até mesmo um mal estar ou utra situação de forma a
afastar as pessoas que venham a casa espiritual com má intenção ou envolta em
fluidos que possam perturbar os trabalhos.
Logo após se
procede a limpeza do ambiente interno da casa e em seguida há uma energização
do ambiente. Em paralelo a isto, alguns espíritos trazem até o ambiente alguns
fluidos extraídos da natureza, para serem utilizados posteriormente no
tratamento dos pacientes.
Em seguida a
isso vão chegando a casa os mentores com suas equipes de trabalho de forma a se
reunirem e fazerem o planejamento dos trabalhos a serem executados.
Fora da casa
espiritual, os médiuns que irão ser veículo dos mentores, devem estar se
preparando física e mentalmente para os trabalhos, e já estão sendo
magnetizados e preparados pelo plano espiritual de forma a terem maior sintonia
com os mentores.
Quando os
médiuns chegam à casa, continuam sendo preparados pelas equipes espirituais. E
enquanto cuidam do ritual (incensos, cristais, velas, etc.) vão entrando em
sintonia com o plano espiritual. A preparação termina com a prece de abertura,
onde o pensamento dos encarnados e desencarnados se une numa súplica ao Divino
Médico para que ele interceda por todos.
Após isso os
mentores de cura se manifestam e dão sua mensagem indvidual para o início dos
trabalhos.
A Mesa
A mesa da
sessão de cura é composta por 3 ou 4 médiuns que devem se manter em
concentração/oração durante todo o tempo em que estiverem compondo a mesa, e só
devem romper a concentração após a partida de todos mentores que estiverem
trabalhando.
A mesa
funciona como um ponto focal de energias, é através da mesa que chegam as
energias e ordens de mais alto e são distribuídas às equipes. Por ser um local
onde existe alta concentração/oração é o ponto para onde convergem as energias
mais puras e mais sublimes da sessão de cura. Eventualmente, podem se
manifestar à mesa algum mentor de cura, ou algum dos médiuns pode ser utilizado
em alguma psicografia (por isso mesmo é interessante manter lápis e papel á
mesa).
Na mesa
também fica a água a ser fluidificada e o nome de algumas pessoas que receberão
irradiação.
Os
Médiuns
Os médiuns
que não estiverem trabalhando com seus mentores, compondo a mesa ou atuando
como cambonos dos mentores devem manter o silêncio a concentração e a oração.
Devem
utilizar esse momento para permitir que seus próprios mentores os preparem para
futuramente trabalharem com eles. E ter também consciência de que toda a
energia positiva que estiverem atraindo para os trabalhos de cura através de
sua concentração/oração estará sendo amplamente utilizada pelos mentores e
pelas equipes de cura para levar a caridade a todos os que estiverem sendo
tratados.
O
Encerramento
No
encerramento, os mentores de cura dão suas mensagens finais e partem. Neste
momento os médiuns que compõem a mesa também podem romper a concentração. Todos
os médiuns tomam da àgua fluidificada que está na mesa. E caso o digigente
julgue conveniente, pode efetuar a leitura de alguma mensagem que porventura tenha
sido psicografada.
No plano
espiritual, o trabalho ainda continua, com distribuição de serviço entre as
equipes espirituais. Somente após a saída de todos os médiuns e com o
encerramento dos trabalhos de cura no plano espiritual é que a corrente dos vigilantes
(exus) se desfaz. Embora a casa continue sendo vigiada, apenas não de forma tão
ostensiva.
FALANGE
DOS MÉDICOS E CURADORES
Linha
de Cura
A Falange
dos Médicos ou Curadores é a sétima hierarquia da Linha do
Oriente. Comandada pelo sábio José de Arimatéia (Yosef Ha-Aramataiym em
hebraico), um discípulo oculto do Mestre Jesus, ela agrupa inúmeros terapeutas
do corpo e da alma.
Tradições
ocultas nos contam que José, um rico membro do tribunal rabínico de Jerusalém,
depois de conseguir um lugar para Jesus ser sepultado, viajou para o Ocidente
trazendo o Santo Graal.
Ele
teria aportado nas costas britânicas com alguns discípulos, salvando o objeto
mais precioso do Cristianismo. José de Arimatéia, ao chegar onde hoje é a
Inglaterra no ano de 36 D.C., encontrou lá os poderosos sacerdotes druidas e
fez uma especial troca de ensinamentos e segredos esotéricos.
Desde
então, uma misteriosa escola nasceu e continuou pelos séculos. A Umbanda
brasileira, legítima herdeira do esoterismo cristão, também trabalha
espiritualmente com esta herança.
A
Linha do Oriente, que contém a Falange de José e a Falange dos Europeus
demonstra esta riqueza admirável.
A
Falange dos Médicos do Astral é uma egrégora composta de centenas de
trabalhadores espirituais. Na maioria das vezes, eles foram em suas últimas
vidas, médicos, curandeiros, raizeiros, benzedores e rezadores. Este exército
de caridade é classificado em sete agrupamentos ou Legiões (alguns as chamam de
Povos).
I - LEGIÃO
DOS DOUTORES OU MÉDICOS:
Composta por
doutores da medicina ocidental convencional ou homeopatas : Dr. André Luiz, Dr.
Rodolfo de Almeida, Dr. João Correia, Dr. José Gregório Hernandéz, entre
outros.
II –
LEGIÃO DOS MÉDICOS ORIENTAIS:
Terapeutas
orientais, especialistas em fitoterapia, acupuntura, massagem e nas principais
disciplinas médicas tradicionais da Ásia: Ramatis, Mestre Agastyar, Babaji.
III –
LEGIÃO DOS CURANDEIROS:
Curandeiros
e Xamãs nativos das Américas, África e Oceania : caboclos e pretos velhos,
feiticeiros tradicionais, alguns exus – como o Exu Curador, Seu Maramael.
IV –
LEGIÃO DOS REZADORES:
Rezadores,
benzedores e os praticantes da medicina religiosa ou espiritual. Aqui
encontramos todo os que curavam pela imposição das mãos, fé e oração : Pai João
Maria de Agostinho, Pai João de Camargo, Vó Nhá Chica, Mestre Philippe de Lyon,
Abade Julio.
V –
LEGIÃO DOS RAIZEIROS
Praticantes
da medicina folclórica e mágica regional. São os mestres juremeiros
brasileiros, os ervateiros ou chamarreiros das Américas e todos os
especialistas na flora, fauna e minerais curativos: Dom Nicanor Ochoa, Mestre
Inácio, Mestre Carlos de Oliveira, Mestre Rei Heron.
VI –
LEGIÃO DOS CABALISTAS E ALQUIMISTAS:
Espíritos
dos velhos cabalistas e alquimistas, conhecedores dos segredos das plantas e
cristais : Pai Isaac da Fonseca (primeiro cabalista brasileiro), Nicolau
Flamel, Paracelsus, Pai Jacó.
VII –
LEGIÃO DOS SANTOS CURADORES:
Santos
católicos celebrados como médicos, curandeiros ou especialistas na cura de
alguma doença : Santa Luzia – olhos, Santa Ágata – seios, São Lazaro – doenças
de pele, São Bento – envenenamentos.
Texto:
Edmundo Pellizari
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